terça-feira, 11 de janeiro de 2011

GLADIADOR (2000)

CINEASTA: RIDLEY SCOTT
GÊNERO: ÉPICO/DRAMA
DIÁLOGO: INGLÊS
LEGENDA: PORTUGUÊS
TAMANHO: 725 MB
FORMATO: RMVB

O ano é 180 e o general romano Máximo (Russel Crowe), servindo ao seu imperador Marco Aurélio (Richard Harris), prepara seu exército para impedir a invasão dos bárbaros germânicos. Durante o combate, Máximo fica sabendo que Marco Aurélio, já velho e ciente de sua morte, quer lhe passar o comando do Império Romano. A trama onde Cômodo (Joaquin Phoenix), filho do imperador, mata o pai, assumindo o comando do Império, não é historicamente verídica. Na verdade, Cômodo assumiu quando seu pai morreu afetado por uma peste, adquirida durante uma nova campanha no Danúbio.

CURIOSIDADES

- A 1ª opção para o papel principal de Gladiador foi Mel Gibson, que chegou a ser contactado pelo diretor Ridley Scott e ler o roteiro do filme. Entretanto, Gibson recusou o papel porque não queria fazer um filme de temática semelhante a Coração Valente.

- Este é o 1º de 2 filmes em que o diretor Ridley Scott e o ator Russell Crowe trabalharam juntos. O posterior foi Um Bom Ano (2006).

- Dois estúdios dividiram a produção de Gladiador: a DreamWorks, que distribuiu o filme na América do Norte, e a Universal, que o distribuiu no restante do planeta.

- Para compôr o cenário de Gladiador o diretor Ridley Scott mandou erguer uma réplica do famoso Coliseu em tamanho natural, em pleno Marrocos, onde boa parte do filme foi rodado.

- Durante as filmagens de Gladiador o veterano ator Oliver Reed faleceu, vítima de um ataque cardíaco. Como Reed havia participado de cenas capitais do filme, Ridley Scott pediu e conseguiu autorização da família para usar as imagens disponíveis e manter o personagem. Entretanto, o destino de seu personagem teve que ser modificado: ao invés de sobreviver, Proximus morre tentando salvar o personagem de Russell Crowe. As filmagens desta cena adicional contou com o auxílio de outro ator, que teve seu rosto substituído digitalmente pelo de Oliver Reed.

- Ganhou 5 Oscars, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Ator (Russell Crowe), Melhores Efeitos Especiais, Melhor Figurino e Melhor Som. Foi ainda indicado em outras 7 categorias: Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Joaquin Phoenix), Melhor Roteiro Original, Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Direção de Arte e Melhor Trilha Sonora.

- Ganhou 2 Globos de Ouro: Melhor Filme - Drama e Melhor Trilha Sonora, além de ter sido indicado em outras 3 categorias: Melhor Diretor, Melhor Ator - Drama (Russell Crowe) e Melhor Ator Coadjuvante (Joaquin Phoenix).

PARTE1 - PARTE2 - PARTE3 - PARTE4

PARTE5 - PARTE6 - PARTE7 - PARTE8

0 comentários:

Postar um comentário